Crônica: Can I trust you?

12:54


Quer saber um grande, enorme e grotesco erro do ser humano? Não dar valor à confiança. Sabe aquele ditado, "uma vez quebrada, a confiança nunca será totalmente restaurada"? Cara, não existe maior verdade no mundo. Quebrar a confiança de alguém é mais ou menos como quando se tem o coração partido pela primeira vez. Sabe, aquela primeira decepçãozinha amorosa que te faz ver que nem tudo são flores, e muda tua forma de ver o mundo? É mais ou menos assim que a quebra de confiança acontece. Você pode voltar a falar com aquela pessoa, pode tentar ao máximo fazer tudo voltar a ser como antes, mas na moral, é uma em um milhão a quantidade de vezes que isso realmente funciona. Acontece que, depois do primeiro vacilo, você acaba sempre esperando outros - que normalmente acontecem mesmo - e isso muda todo o clima de uma relação (seja ela qual for).

Mas, ser o outro cara também não é nada fácil. Quando você quebra a confiança de alguém, se for alguém com quem você se importa, é como se você tivesse quebrado sua confiança em si mesmo. Você passa a se odiar por ter feito uma besteira com alguém que você ama tanto. Isso dói tanto quanto o primeiro caso.

Confiança quebrada é quase uma daquelas doenças sem cura, com 3 trilhões de modos de prevenção que muita gente ignora e quebra a cara por isso.

Um dos sentimentos mais doces do mundo é poder confiar verdadeiramente em alguém, com todo o coração, toda alma, toda a mente, confiar assim, por inteiro.

Esse texto começou a ser escrito logo depois que uma lembrança sobre confiança quebrada foi traga para mim de um jeito que eu nem esperava. Acontece que, da hora que eu comecei para agora, já se passou um bom tempo, e aquele sentimento de indignação se esvaiu. Mas acho que a ideia principal conseguiu ser passada. Esses últimos, sei lá, três dias foram cheios de decepção pra mim, nesse sentido sobre confiança. Confesso que, além de mole pela doença, agora to com o coraçãozinnho meio mole também. Mas, na real, faz parte da vida. Cair, levantar e tropeçar, para recomeçar esse ciclo sem fim. Se puderem evitar, não joguem a confiança de alguém no lixo. Sério. É uma das coisas mais bonitas, poder confiar em alguém. Ter isso jogado no lixo... Dói. Destrói. Corrói. Fim.




Posts relacionados

0 comentários