Enem 2014

12:23

Quem aí fez a prova do Enem 2014? Como vocês foram, gente? 

Eu me inscrevi pela primeira vez. Na época fiquei pensando em como ia demorar, mas o ano passou tão rápido que aqui estamos nós, na semana de realização das provas. Fiz só por experiência mesmo, já que ainda estou no 1° ano e tenho mais 4 pela frente (um ano a mais por causa do meu curso técnico IF). Acho legal ir se preparando, sabe, ver como as coisas funcionam e aprender a lidar com a pressão. Além disso, descobri que sempre saem histórias engraçadas dessa prova. E a zoeira na internet? Não tem limites! haha

1° dia

Foram as provas de ciências humanas e naturais (e suas tecnologias bla bla bla nome bonito). Na primeira eu fui muito bem considerando que não estudei nada e ainda tô na metade do primeiro ano (já falei que meu calendário escolar é super atrasado?). Tive uma boa base no ensino fundamental e sempre fui CDF, então lembava de muita coisa. E outras só precisei usar a lógica e interpretar o texto. Porém é claro que não fiz nenhuma pontuação expressiva. Mas ciências naturais foi um desastre. Acertei umas que eu sabia de física, mas tinha muito assunto que só estudo ano que vem, aí complica. Química orgânica então nem se fala...

Escolhi um caminho pouco movimentado para chegar no local. Tava de boas o trânsito até um babaca bater em outro carro bem na minha frente e atrapalhar tudo. Mereço, viu. Mas ainda cheguei cedo, deu tudo certo. 

Quando cheguei lá no local de prova, que curiosamente foi a escola onde estudei por 7 anos, bateu um certo nervosismo. Sei lá, você sente a pressão e vê que a coisa é séria. Mas eu comecei a me lembrar de que por enquanto aquilo não ia decidir minha vida e mesmo que fosse pra valer, nervosismo só atrapalha. Então comecei a analisar a minha sala. 

Tinha uma mulher comendo tudo antes da prova, tava vendo a hora ela começar a devorar meu biscoito também. Um outra lá levou a feira pra comer. Ah sim, e só tinha mulher. Uma sala cheia de "Ana"s. E a maioria no prédio era mesmo mulher, vi poucos homens. Mas as idades eram bem variadas. Desde os mais novos, como eu, até umas senhoras que eu fico imaginando que podem estar tendo finalmente a oportunidade de obter diploma do ensino médio ou, quem sabe, entrar numa faculdade. 

Teve uma hora que a fiscal com cara de abuso avisou que deveríamos deixar a água no chão pra não ter perigo de molhar o cartão de respostas, insubstituível. Foi quando saquei eu que já tinha molhado o meu. Legal né minha inteligência? Mas secou, ainda bem.

E no fim, desci feliz as escadas que morri para subir (eu estava no 3° andar), porque sabia que tinha me saído bem para alguém que não sabia de nada. Vou estudar hard e continuar fazendo a prova nos próximos anos pra controlar o emocional. Quando eu fizer pra valer, quero passar em arquitetura <3 Mas por enquanto, vou deixar a 2° opção em Artes pro Acre mesmo só pra dizer que consegui passar em alguma coisa (se eu conseguir né -risos-).

2° dia 

Falta de atenção e pouco domínio do tema: minhas justificativas para o lixo que deve ter ficado a minha redação haha Português fui muito bem, acertei 29 das 40. Inglês acertei todas. Matemática é que foi uma negação, porque além de eu não saber de muitas coisas, tava sem saco para ficar pensando. 

No fim, achei o Enem fácil. Claro que não vou me sair bem, mas eu ainda tô no 1° ano. Quem passa o ano todo estudando só não consegue se não tomar cuidado com a parte emocional. Porque eu tava de boas, não tinha pressão. Mas quando for fazer para valer sei que vou tá enlouquecendo. E tem mais: a gente estuda muita coisa no ensino médio. Não tem como adivinhar exatamente o que vai cair, apesar da gente ter uma ideia. Especialmente quando se trata da redação. 

Por outro lado, prova fácil é muito ruim. Você erra uma questão e passa um monte de gente na sua frente. Quem quer cursos como medicina, então? Precisa acertar mais de 90% da prova! 

Enfim, desejo boa sorte para quem tá tentando entrar numa faculdade. Imagino o quanto deve ser hard passar o ano todo estudando e na expectativa. Espero que quando eu fizer de vez, passe de primeira <3

Postado por: Ana Letícia

Posts relacionados

0 comentários