De volta aos sonhos

09:58


Li os dois primeiros livros da série Meu Primeiro Blog, da Bruna Vieira, no decorrer do ano passado e tinha resolvido deixar para escrever sobre eles quando saísse o próximo e último livro. Porém preferi escrever esse post logo, porque me toquei de que vou acabar esquecendo dessa história se for deixar para mais tarde kkk Então vou comentar um pouco o segundo livro, De Volta aos Sonhos, já que De Volta aos Quinze já tem um post feito pela Bárbara aqui

Sinopse: "Quando achava que sua vida havia por fim se resolvido, e que seu coração tinha encontrado paz e aconchego, Anita acidentalmente volta ao passado mais uma vez. As consequências das mudanças que isso provoca fazem com que ela repense suas prioridades de vida. Enquanto decide o que cursar na faculdade, arruma as malas para trabalhar em um país diferente e percebe que o cara que ama virou uma estrela em ascensão no mundo da música, Anita finalmente começa a pensar em si e nos seus sonhos. Além de buscar o controle de seu destino, ela precisará lidar com escolhas erradas e circunstâncias inevitáveis, na tentativa de desvendar, de uma vez por todas, o mistério do blog que a faz viajar no tempo."

O primeiro livro nos mostra como está a vida de Anita, a protagonista, antes de todas as reviravoltas: ela é infeliz consigo mesma, tem um trabalho do qual não gosta e perdeu a oportunidade de ter com ela o cara pelo qual ela é apaixonada, Henrique, seu melhor amigo que por anos gostou dela sem ser notado. Gostei do primeiro livro, apesar de concordar com o que a Bárbara diz: a Anita muitas vezes age mais como uma garota de quinze anos do que como uma mulher de trinta. E me identifiquei porque bom, ela volta a ter a minha idade quando começa a fazer as viagens do tempo, começava a estudar num colégio novo como eu e começa a desabafar num blog, que caso ninguém tenha percebido, é o que eu faço há dois anos haha Então acho que a Bruna conseguiu se aproximar bastante das leitoras porque a história que ela contou é de algum modo muito próxima da realidade das pessoas que costumam a acompanhá-la, o que ajudou muito para o sucesso que o livro foi. 

Percebi que a Anita também tem muito da Bruna. Não a conheço intimamente, é claro, mas pelo que acompanho do que ela escreve, ou diz em vídeos ou entrevistas, sei que a história da insegurança que a Anita tem sobre o corpo, o ar romântico, a própria história da adolescência dela, são características que também pertencem à Bruna, só não sei até que ponto vão essas semelhanças, afinal, não a conheço. Li algumas resenhas em que as garotas diziam só conseguir enxergar a Bruna nas cenas, e não a personagem ruiva descrita. Confesso que também sofri esse problema :x e acho que a justificativa foi justamente essa: tinha muito da autora na personagem. 

No De Volta aos Sonhos, a personagem continua mais próxima de uma menina de quinze do que de uma mulher de trinta. Desta vez o blog a faz voltar no tempo para o dia de sua formatura e então ela refaz sua escolha em relação a faculdade que decide cursar, agora fotografia. Mas aí surge um problema. Pelo que pude perceber as viagens do tempo alteram a vida dela, a das pessoas em volta, mas não a mente dela. Quando a Anita volta para o futuro depois ter decidido cursar fotografia, ela vê que fez muitos cursos durante esse anos e é claro, aprendeu coisas bem diferentes na faculdade. Mas ela parece saber de tudo isso, ela comenta sobre os cursos numa entrevista de emprego até. Como surgiu do nada o conhecimento sobre fotografia que ela supostamente teve, mas que no fundo ela não viveu aquilo, já que o tempo foi pulado com as viagens? Nem sei se soube me expressar, porque fiquei realmente confusa. 

Desta vez o foco no romance entre ela e Henrique é maior, sem falar do envolvimento que ela começa a ter com o Joel também. São dois caras perfeitos, que fazem tudo por ela e que só podiam ser dois personagens de ficção mesmo. Achei legal, afinal, eu gosto de romances. De Volta aos Sonhos também falou mais sobre o mistério do blog e das viagens do tempo, o que eu achei ótimo, porque a única coisa que gosto mais que romance é mistério! Porém a história só fui aprofundada, porque a resolução virá no próximo volume, ainda sem nome definido. 

A Bruna se saiu muito bem com esses dois livros e tenho certeza de que o terceiro será ainda melhor. Achei a história original, apesar ser mais um romance sobre a garota que se apaixona pelo melhor amigo, mas esse mistério em relação ao blog que a leva de volta no tempo para mudar o rumo de sua vida é bem legal. Poderia ter sido melhor, mesmo assim eu gostei. Acho que ela ainda tem muito o que evoluir como escritora, mas com apenas 19 anos ela está só começando! Espero que vários outros bons livros sejam publicados pela Bruna nos próximos anos, porque pretendo ler todos =D


Páginas: 224
Autor: Bruna Vieira
Onde comprar: Saraiva
Avaliação: 3,5 estrelas


Postado por: Ana Letícia

Posts relacionados

0 comentários