Outubro rosa

13:57

Imagem maravs feita por minha pessoa.

Outubro chegou, muitas coisas boas acontecem e outubro, outras nem tanto. Outubro rosa é o mês a prevenção de câncer de mama. "Ai Tuane, mas por que outubro rosa? Por que não outubro verde?" Pelo simples fato cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O câncer de mama mata no mundo cerca de 458 mil por ano. Agora você deve estar se perguntando o que é câncer de mama. Bem ele é um tumor maligno que se desenvolve nos seio de mulheres, mais comumente em mulheres depois dos 35 anos de idade, ele consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente.

As pessoas tratam o câncer como uma forma de TABU, seja qual for ele. É comum ver alguém baixar o tom de voz ao falar da doença, como se você fosse adquiri-la apenas por falar nela. O câncer é uma doença terrível que mata milhões por ano. Mas as pessoas que desenvolvem tem chance de sobrevivência caso a doença seja descoberta cedo. O que essas pessoas menos precisam é de pena e alguém olhando com cara de tristeza pra eles. Essas mulheres precisam se sorrisos, piadas, boas vibrações e, principalmente, amor.

Sim, homens também podem ter câncer de mama. Porém a genética foi boa com eles e a chance de isso acontecer é de menos de 1%. No homem o risco está exclusivamente associado a alterações no BRCA2 (gene nomeado pelo nome em inglês: BReast CAncer), quando o risco sobe para 7% de desenvolver a doença. Alteração no gene BRCA1 não aumentam o risco. Então é sempre bom dar uma olhadinha no histórico familiar, só pra ter certeza. 

Como saber se tenho câncer, Tuane? Mulheres até 35 anos tem menos risco, é relativamente raro. Mas é sempre bom dar uma olhada no histórico familiar. Se alguém da família tiver tido algum tipo de câncer é sempre bom consultar um médico para saber quais são suas chances de ter também. Alimentação, controle do peso e atividade física podem reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver o câncer de mama. Lembrando: Pode-se ter um autodiagnostico em casa, mas não é tão certo quanto exames, então é sempre bom ir a um médico.

Outubro rosa: Vista essa causa.


Postado por: Tuane Peres


Posts relacionados

0 comentários