Um clipe envolvendo muito feminismo e amor

19:29


A todos os fãs de Clarice Falcão, Beyoncé, Destiny's Child e Jout Jout hoje, dia 13/11 de 2015 foi um dia muito especial. Clarice Falcão lançou um clipe com a música "Survivor" de 2001 da antiga girl band da queen B, Destiny's Child. A música foi levemente modificada, com um ritmo mais sensual e envolvente que dá muita vontade de dançar. A letra fala sobre como uma mulher saiu de seu relacionamento (muito bem, obrigada) e todas as coisas boas que ela conseguiu alcançar depois do fim. O clipe foi levemente inspirado pelo vídeo da Jout Jout Não tira o batom vermelho, o vídeo fala sobre relacionamentos abusivos (fez a conexão agora?). 

O vídeo conta com várias participações de mulheres (até duas crianças), todas diferentes, com características diferentes e, muito provavelmente, histórias diferentes.  A mãe e a irmã de Clarice, Adriana e Isabel, também participam do clipe. Todas passam o famigerado batom vermelho, não apenas na boca, mas no corpo também, escrevem, desenham ou fazem abstrata. Mas o mais importante é: Todas fazem isso em sinal de protesto. 

Se você não viu, da uma olhada:



E como se esse manifesto não fosse suficiente, parte da renda obtida com a venda no ITunes e como vídeo será revertida ao projeto feminista Think Olga, que é uma ONG que luta pelos direitos das mulheres. No fim do vídeo aparece uma mensagem que diz: "É preciso ter coragem para ser mulher nesse mundo. Para viver como uma. Para escrever sobre elas."

O batom vermelho é um simbolo feminista, por sua cor forte e seu tido subtítulo: "Cor de puta". Mas o que seria "cor de puta", é a mesma coisa que cor de menina e cor de menino? Creio que todas as mulheres já sofreram alguma crítica negativa pela cor. Todo o preconceito que sofremos diariamente com base na roupa que vestimos, na cor que colocamos em nossos lábios e profissão que exercemos não tem fim e não tem limites. Somos todas sobreviventes. Sobreviventes da cultura, da política, do preconceito, do sexismo e, principalmente, do machismo. Sobreviventes, por favor, não tirem o batom vermelho. 

Postado por: Tuane Peres

Posts relacionados

0 comentários