Top 5: Soundtracks do semestre

20:23

Fonte

Desde que voltei das férias de fim/começo de ano, tenho vivido aqui em casa uma campanha constante de assistir filmes e séries como se não houvesse amanhã. Sozinha, acompanhada da família, dormindo na metade e terminando quando acordava... Nada tem sido impedimento! Acredito que isso seja um resíduo terrível do tempo de dedicação exclusiva ao cursinho e abdicação de diversos momentos de lazer. Seja esse o motivo ou não, esse primeiro semestre de 2018 me garantiu um novo catálogo incrível de referências hollywoodianas.



Postado por: Bárbara Andrade


Nesse tempo de (quase) obsessão descobri, revisitei e me emocionei de diversas maneiras com títulos incríveis - e outros nem tanto assim. Lançamentos, clássicos e quase anônimos. Documentários, biografias, ficção e animação. O repertório aqui teve de tudo. Mas...esse não é o tema desse post. Afinal, nada é um bom filme ou série sem a trilha sonora adequada.




Nas últimas semanas, durante meus shows particulares no banho, me peguei cantarolando (lê-se ''cantando absurdamente alto'') um bocado de músicas que conheci através dessa montanha de série e filme que vi nos últimos meses. Numa reflexão mais profunda, é curioso como, sim, o que a gente consome influencia nossa vidinha, né? Desde um pensamento novo, que alguma cena despertou em nós, até o que coreografamos e cantamos no chuveiro. Resolvi trazer aqui pro CDG um pouquinho desse brainstorm cinematográfico, a começar com as trilhas sonoras que ficaram na minha cabeça, no meu coração e no meu "gogó". 

1. Forever - Jesse and The Rippers/ Full House (1987-1995)

Full House é uma série tão preciosa que eu nem vou me estender, porque acabaria fazendo o post todinho ser sobre ela. Em suma, a série conta um pouquinho da vida da família de Danny Tanner após a morte de sua esposa e como ele convida seu melhor amigo, Joey, e seu cunhado, Jesse, para morar com a família ajudar na criação de suas três filhas, Dona Jo, Stephanie e Michelle Tanner. 

Forever é uma canção escrita por Jesse Katsopolis, o jovem rockeiro interpretado por John Stamos e meu personagem favorito da série, e cantada, também por ele, no dia do seu casamento. A música também foi gravada com auxílio do grupo Beach Boys, lançando oficialmente Jesse no cenário musical. Como eu disse, a série é muito preciosa e a vontade de colocar a música de abertura (também cantada por Stamos!) e todas as outras que são características do show nessa lista foi grande. Mas, não tem jeito... É Forever que me faz querer dizer "have mercy!".




2 - Mistery of Love - Sufjan Stevens/ Call Me By Your Name (2017)

Foi com essa maravilha que Me Chame Pelo Seu Nome concorreu, entre outras categorias, a Melhor Canção Original na última edição do Oscar. A música não levou a estatueta, mas é mentira minha dizer que não levou meu coração. Com uma letra tão bonita que me faltam adjetivos e uma melodia doce e tranquila, Stevens criou uma canção que entoa com toda a trama do filme e acalenta outros corações partidos. Apesar de, como Elio, já ter vivenciado a experiência de ter o coração partido, eu não poderia dizer melhor que o próprio compositor e intérprete: Bendito seja o mistério do amor. 



3 - Rewrite The Stars - Zendaya & Zac Efron/ The Greatest Showman (2017)

Também concorrendo ao Oscar na categoria de Melhor Canção Original, foi This is Me, do longa O Rei do Show, que ganhou as atenções. Porém, vim aqui com a minha mais do que humilde opinião, falar sobre esse hino subestimado. O dueto de Zendaya e Zac chega perto de fazer a wildcat dentro de mim superar Troy e Gabriela e mergulhar de cabeça nesse shipp - mas só chega perto, porque uma vez wildcat, sempre wildcat. Apesar de não ser a trama principal, a história do casal fala um pouquinho sobre o amor superar obstáculos e sobre como isso não é nem de perto tão fácil como o mundo pinta que é. A diferença de classes entre a circense e o burguês os impede de ficar juntos e Efron então questiona: E se reescrevêssemos as estrelas?



4 - Back to you - Selena Gomez/ 13 Reasons Why (2018)

Não vou entrar no mérito da toxicidade da série ou da (não) necessidade de uma segunda temporada porque, de novo, o foco aqui não é esse. Mas, a nova temporada de Os treze Porquês [livro que, deixo aqui registrado, amo  e recomendo] mostra como ficou a vida meses após o suicídio de Hanna Backer e de como seguiram - ou não - em frente os protagonistas das treze fitas e seus familiares. Mais uma vez contando com Selena Gomez na equipe de produção e na trilha sonora, 13rw trouxe uma temporada ainda mais polêmica e muitíssimo discutível em vários sentidos. Todavia, como na primeira temporada, não posso botar defeito na trilha sonora. Com Back to You Selena trouxe um abraço em forma de música a todos que ainda tem um pézinho numa relação que já chegou ao fim.



5 - Heart Like Yours - Willamette Stone/ If I Stay (2014)

Heart Like Yours é cantada para Mia por Adam pouco antes de ela despertar do coma no filme Se Eu Ficar, em que a musicista sofre um acidente de carro com toda a família e é a única sobrevivente, decidindo, durante o longa, se deve "ir pra luz" ou insistir na própria vida. É uma das mais antigas da lista (só perde pra trilha de Full House porque, bom, eu nem existia ainda) e, se posso ser sincera, a verdade é que desde 2014 a cantarolo sem parar. A música é sobre redenção, sobre encontrar amor quando nem se acha merecedor de tal coisa, sobre paciência, desespero e esperança. Tudo junto, ao mesmo tempo. Como superar essa canção? 


Posts relacionados

0 comentários